Um começo em Pascal

Olá,
Aqui é o Victor, instrutor da SuperGeeks, como você está? Este vai ser a sua primeira instrução sobre programação.

A linguagem que eu escolhi para iniciar vai ser Pascal. Ela não é muito útil atualmente, existem muitas linguagens que fazem o que ela faz só que melhor, entretanto escolhi iniciar por ela pela forma como ela aborda algumas coisas que é boa para tratar algumas informações desde o começo.

Vamos deixar de conversinha e vamos começar pra não ficar muito chato.
Comece baixando esse programa aqui: http://pascalzimbr.blogspot.com/p/blog-page.html
O nome dele é Pascalzim e foi desenvolvido aqui no Brasil, mas não vou me ater a história dele. Ele é leve e perfeito para estudarmos os conteúdos básicos necessários para se aprender programação.

Se ainda não entendeu a razão de escolher uma linguagem tão fora de uso quanto essa pra iniciar ainda mais sabendo que na entrevista ela não vai estar na lista de opções a razão é simples: todas as linguagens são muito semelhantes entre si, se você aprende a primeira então em um mês você aprende a segunda, em uma semana aprende a terceira e em uma semana aprende a quarta. Note que quando digo "aprender" não me refiro a coisas super avançadas de uma linguagem pois pra se chegar nesse ponto além de estudo é preciso prática (coisa que espero que você faça bastante por aí) e isso demanda um tempinho. Entretanto aprender o básico de qualquer linguagem é relativamente fácil e rápido então vamos começar.

Entenda que no começo tudo era binário. A programação teve fários estágios antes de chegar até a programação em texto e um deles foi o cartão perfurado. Quando se chega na programação em texto a primeira linguagem foi Assembly que era quase binário de tão rústica que era, e se enquadrava nas linguagens de baixo nível. Apenas alguns anos mais tarde surgiram as linguagens de alto nível e Pascal foi uma das primeiras (olha eu falando de história quando tinha dito que não ia falar kkkkk). As linguagens de alto nível se dividem segundo seus paradigmas que é nada mais nada menos que a forma como se deve usar determinada linguagem. Pascal, assim como outras das primeiras linguagens de alto nível, usa o paradigma estruturado, que não tem nada de complicado é só um paradigma onde os passos são feitos em sequencia, uma após o outro. Você deve me achar esquisito por insinuar que nem todas são assim hoje em dia, mas não se assuste, não é nada deveras complicado, vamos um passo de cada vez que chegaremos onde queremos.

Cada linguagem tem uma série de palavras reservadas que são utilizadas apenas para a construção dos programas e com Pascal não é diferente. Isso fica bem óbvio logo no início da construção de qualquer programa nessa linguagem: primeiro você usa uma palavra reservada para dizer o nome do programa, depois outra para dizer onde começa o código principal do programa e outra para dizer onde termina.
Neste caso o nome do programa é MeuPrimeiroPrograma
Importante lembrar sobre essa linguagem é que ao final da declaração de cada comando deve-se usar ponto-e-vírgula (;). Você deve ter se pensado "Mas não tem ponto-e-vírgula depois do Begin!" a razão para não ter é que o Begin é um comando de BLOCO logo a sua declaração não acaba no Begin pois ele está iniciando seu bloco, ela acaba no End que finaliza o bloco.

Sinto que vc deve ter se perdido um pouco nessa minha explicação então vou tentar salvar um pouco.

Todo comando normalmente começa e termina na mesma linha, logo na mesma linha deve ter ponto-e-vígula, mas algums comandos servem para juntar vários outros comando em um amontoado de comandos que tem algum relação, como quando o pessoal nos restalrantes junta garfos e facas num plastico pra servir mais facilmente para os clientes. Dependendo da linguagem a forma como isso é feito muda, no caso do Pascal isso é feito usando a estrutura begin...end; para juntar tudo.

Outra coisa que deve ter achado estranho é o ponto final no fim do programa. Aquele lá tem a mesma função no nosso idioma, ele indica que acabou mesmo a sequência de coisas para se fazer.

Agora que já leu bastante sobre a linguagem Pascal e como ela funciona aqui vai o primeiro comando apenas para não deixar um gostinho.
É o comando para escrever algo na tela: write(), quando você usar esse comando deve passar um texto em aspas simples para ele imprimir na tela. O resultado vai surgir na outra tela que abre junto ao Pascalzim basta ir lá olhar.

Você ainda deve ter tido muitas dúvidas sobre como essas coisas funcionam, caso não consiga conviver com elas por muito tempo manda nos comentários, no whats ou pesquise no Google, vai ser bom ter coisas pra discutir logo de cara, caso não tenha pressa espere até os próximos conteúdos serem lançados, caso não tenha dúvidas então ou eu sou um professor muito bom ou muito ruim e aí quem fica na dúvida sou eu. Logo logo entro em contato, mas pode entrar também. Até a próxima!

Comentários