Um pouco de matemática

Olá!
Hoje vamos falar um pouco mais sobre variáveis e ter uma introdução para outros assuntos.
O que quero falar sobre variáveis são os cálculos. Como usar a matemática em um programa feito em Pascal? Não irei abordar tudo o que é possível ou não fazer na área da programação pois demandaria mais do que uma simples publicação, mas deixarei que vocês pesquisem e testem por si mesmos coisas que acham que podem funcionar ou que acham não deveriam funcionar, boa sorte.

Mas antes de lhes deixar livres para essas brincadeiras é melhor eu ir explicando outras coisas, como por exemplo como fazer para dar um valor para uma variável cujo valor não será passado pelo usuário. Imagine que em algum programa que você vai fazer existe o valor de PI, se esse valor for ser utilizado muitas vezes durante o programa é mais interessante utilizar ele numa variável do que ficar digitando ele toda vez que for utilizar e justamente pro ser um número longo é inconveniente para o usuário digitar então é bom que ele já esteja presente no programa. Aqui vai um exemplo de como fazer isso (lembrando sempre do ; e que para colocar comandos semelhantes basta fazer em uma nova linha entre o Begin e o End


Infelizmente em Pascal para se armazenar um valor em uma variável as coisas são feitas dessa forma feia com := mas nada que não dê para acostumar com um pouco de prática então vai praticando que logo logo isso não vai ser problema.
Antes de simplesmente liberar dos meus textos enormes e chatos vamos a mais alguns exemplos: exemplos de como realizar cálculos nessa linguagem, coisa que eu mencionei antes. Nesses exemplos vou usar o writeln() para imprimir os resultados na tela então não se assustem.


Nesse segundo código tivemos algumas novidades além dos cálculos. Primeiramente foram declaradas mais de uma variável por linha isso é totalmente normal e ajuda muito quando se tem muitas variáveis do mesmo tipo então não tenham medo ou ache estranho, apenas é possível e é útil. Depois da declaração das variáveis chegamos na etapa de atribuição e aí não tem nada de diferente do que já foi apresentado aqui então vamos apenas pular para os cálculos onde eu dividi em duas etapas: as somas inteiras e as somas não inteiras. Dividi dessa forma para deixar claro um coisa: quando se faz uma operação entre um número real e um número inteiro o resultado é um número real, independente da ordem ou de qualquer outra coisa. Agora vamos para dois exemplos, um mostrando as outras operações e um mostrando um cálculo um pouco mais longo.


Com respeito às outras operações básicas os números poderiam ser substituídos por variáveis e o  código funcionaria igualmente. E algo interessante a se informar sobre a operação de divisão: mesmo que se utilize números inteiros o resultado será um número real.


Já nesse segundo exemplo as regras são as mesmas da matemática tradicional. Na matemática primeiro se resolvem as chaves, depois os colchetes, posterior mente os parenteses e por fim o que está por fora, entretanto na programação existem apenas os parenteses então é preciso ordena-los na ordem que se deseja que o cálculo seja realizado. Depois da ordem de resolução das chaves vem multiplicação e divisão (o que vier primeiro) e posteriormente adição e subtração.

Creio que já tenha me alongado demais por aqui então vou deixar o restante para o futuro. Espero não ter complicado nada e que se pratique um pouco do que foi passado aqui. Qualquer dúvida estarei disposto a responder nos comentários e até a próxima.

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