Olá, hoje venho falar um pouco sobre desenvolvimento de jogos. Mais especificamente como é difícil iniciar o primeiro projeto e como continuar motivado para desenvolve-lo até o final.
Sou instrutor de programação há algum tempo e nas aulas ensino programação utilizando ferramentas de desenvolvimento de jogos como Unreal, Unity e a minha queridinha Godot. Ao longo do tempo tive vários alunos e muitos enfrentaram, alguns ainda enfrentam, os mesmos problemas: tive a aula, vi o professor fazendo, mas não tenho ideia de por onde começar.
É algo comum ao longo do ano ter alunos que foram bem nas aulas, tiveram uma boa participação, mas na hora de se pôr a prova as coisas saíram dos trilhos. Este tipo de aluno normalmente tem um problema em comum: falta de experiência.
"Estou indo para uma aula de programação, que experiência você espera que eu tenha com isto?" é o que deve se passar na cabeça de alguns e a resposta para isto é nenhuma. E este é o problema que muitos ainda não entenderam: para ganhar experiência, é preciso vivenciá-la e aprender com os desafios.
Seu primeiro projeto não precisa ser algo grande, bonito e super divertido. Precisa ser usável, testável, jogável. Desenvolva um quadrado que se move pela tela, uma bolinha que pula, formas geométricas que surgem na tela se movem sozinhas para um lado específico.
Muitos alunos acham que espero que criem um jogo do nível de GTA, mas a realidade é bem diferente. Dou como exemplo meu primeiro projeto onde minha maior conquista foi ter conseguido publicar o projeto e também fiz um sistema de seleção de personagem que na realidade apenas escolhe a cor do jogador.
Então a primeira coisa que tenho a dizer para quem quer começar é: apenas comece.
Ainda assim muito sofrem com a falta de motivação depois do início do projeto, seja por já ter feito algo bonitinho que não funciona ou por não saber para onde ir. Para estes indivíduos o que eu digo é: arte é algo que fica para o final.
Comece o projeto com elementos simples quadrados, círculos e retângulos. Desenvolva as mecânicas do seu jogo aos poucos, vá calibrando e se sentir que a motivação está acabando pare um pouco, melhore os gráficos com animações, alguns cenários e efeitos de partículas, mas apenas o suficiente para reacender o interesse no projeto. Após isto retorne para a programação das mecânicas, enxague e repita o processo sempre que sentir que está querendo desistir.
Testar muitas vezes o mesmo projeto e desestimulante ainda mais quando você tem algo visual que demonstre o progresso do que está fazendo e isto é normal.
Comentários
Postar um comentário